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sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bomba de óleo da direção hidráulica do Astra F

Desmonte e revisão

Imagem 1

 Versão resumida – por Julio Carlo
Com a bomba já fora do carro, coloque-a numa prensa como mostra a foto (você pode usar uma morsa, mas não sei se dará certo, pois usei só a prensa).

Aplique pressão, mas não muito, observe que a carcaça da bomba está apoiada nas bases de ferro e não a polia.

Só com um pouco de pressão e a tampa de traz cederá, daí é só colocar uma chave de fenda fina o suficiente no buraco da carcaça da bomba e bater, a trava que segura à tampa irá sair fácil.



Imagem 2
 Aqui é o anel de borracha que fica embaixo da tampa e a tampa, devidamente removidas.

Cuidado na hora de retirar a tampa, pois as peças que estão dentro podem cair!

Imagem 3
Aqui observe a arruela de pressão. Remova-a.

Imagem 4
Aqui temos uma comparação da arruela velha (à direita) e a nova. Olhe como a original usada está cansada. Para constar, ela não é (tão) responsável pela pressão do óleo. Ela mantém todas as pecas unidas com certa pressão, para dar a vedação necessária nas peças móveis. Mais abaixo você entenderá.

Imagem 5
Esta é a peça que está logo abaixo da arruela (imagem 3).
Observe que a arruela descansa em uma pista apropriada.

Imagem 6
Aqui é uma vista da bomba sem aquela “pista da arruela”. Vou nomear os bois, de fora para o centro:

  1. Carcaça;

  2. Circulo do rotor;

  3. Pino guia;

  4. Palheta.
Depois da palheta é o rotor, aonde ele é encaixado, e finalmente o rotor no eixo.

O rotor fica preso ao eixo por uma trava, numa canaleta do eixo. É necessário remover essa trava, acompanhe mais abaixo.

Imagem 7
O circulo do rotor pode ser removido. Nesta foto, ele esta com os pinos guia. Eles são móveis - não formam uma peça com o circulo do rotor, mas é de boa prática manter as peças juntar para não perder.

Imagem 8


Aqui é o conjunto sem o circulo do rotor.

Imagem 9
Sem as palhetas.

Imagem 10
 Aqui você vê o eixo sem o rotor, cuidado ao remover a trava, ela pode espirrar e fica difícil achar.

Observe que atrás do rotor tem uma chapa base, onde o rotor descansa.

Imagem 11
Aqui sem a chapa base.


Imagem 12

O eixo já pode ser removido. Repare que não foi preciso remover a polia do eixo.

Imagem 13

Aqui é uma vista da carcaça no lado da polia, já sem o eixo.

Não remova o retentor!

Só remova se você tiver o novo para substituir!

Para retirar o retentor é fácil. Só colocar uma chave de fenda grande e forçar o retentor que ele sai. Se estiver muito “colado” na carcaça, insira a chave no lado oposto da carcaça, apoie no retentor e bata.

Cód. Do Retentor: 28043126

Aqui em Sorocaba consegui encontrar o Kit de reparo na DHL que fica na Rodovia Raposo Tavares. Cobraram-me R$50,00 na época (isso foi em 2010).

Cód. Do conjunto de reparo: 1804304.

No kit vem o retentor, travas e a arruela de pressão.

 Imagem 15

Aqui é uma “vista explodida” das peças, da direita para a esquerda:

  1. Polia com o eixo;

  2. Carcaça;

  3. Chapa base do rotor;

  4. Rotor;

  5. Palhetas (10);

  6. Trava do eixo;

  7. Circulo do rotor;

  8. Pino guia (2);

  9. Pista da arruela de pressão;

  10. Arruela de pressão;

  11. Trava da tampa;

  12. Arruela que fica embaixo da tampa;

  13. Tampa;

  14. Trava da tampa.
Agora é colocar o retentor novo – se você achou.

Caso não tenha encontrado uma dica muito útil: Passe óleo Bardhal prolonga no retentor. Esse óleo é muito grosso igual ou até mais que o mel. Por ser muito viscoso eu uso e recomendo para passar tanto em retentores novos quanto usados.

Por ser recomendado para motores de alta kilometragem ele tem uma resistência e viscosidade altíssima, como no retentor não ocorrem explosões, não aquece tanto quanto dentro do motor e não sofre o atrito que os pistões sofrem, ele dará uma boa vedação e lubrificação ao retentor – não se esqueça de que mesmo sendo grosso como mel ele ainda é um óleo.

Para instalar o retentor.

Apenas coloque-o na base da carcaça e com um pedaço de madeira, prenda a carcaça com o retentor e o pedaço de madeira na morsa, quando o retentor ficar paralelo a carcaça da bomba está pronto!

Montando a bomba.

  1. Coloque a polia com eixo na carcaça;

  2. Coloque a chapa base do rotor no eixo;

  3. Coloque o rotor e a trava no eixo;

  4. Coloque o circulo do rotor e os pinos guias;

  5. Coloque as palhetas;

  6. Coloque a pista da arruela de pressão e a arruela;

  7. Agora é a vez do anel de borracha

Finalmente é a vez da tampa, eu usei novamente a prensa para recolocar a tampa, pois, principalmente com a arruela nova, vai ser mais difícil de usar a morsa. Entretanto acredito ser possível de usar a morsa para esse fim.

É aquele mesmo esquema: de pressão na tampa até que ela ceda (quem cede na verdade é a arruela de pressão) até ter espaço para colocar a trava.

Depois é só instalar no motor, ligar as mangueiras e colocar o óleo, lembrando que quando você der à partida, as rodas devem estar no ar, e que deve ficar de olho no reservatório caso o nível baixe muito rapidamente.
CERTIFIQUE-SE DE QUE AS MANGUEIRAS ESTÃO BEM APERTADAS PARA QUE NÃO OCORRA VAZAMENTO!

A BOMBA É EXTREMAMENTE SENSÍVEL A FALTA DE ÓLEO MESMO QUE SEJA POR POUCOS SEGUNDOS HÁ O RISCO DE FUNDIR ELA SE ÓLEO FALTAR!!

NÃO ME RESPONSABILIDO POR DANOS!

USE ESSE MANUAL POR SUA CONTA E RISCO!

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