Desmonte e revisão
Versão resumida – por Julio Carlo
Com a bomba já fora do carro, coloque-a numa prensa como mostra a foto (você pode usar uma morsa, mas não sei se dará certo, pois usei só a prensa).
Aplique pressão, mas não muito, observe que a carcaça da bomba está apoiada nas bases de ferro e não a polia.
Só com um pouco de pressão e a tampa de traz cederá, daí é só colocar uma chave de fenda fina o suficiente no buraco da carcaça da bomba e bater, a trava que segura à tampa irá sair fácil.
Aqui é o anel de borracha que fica embaixo da tampa e a tampa, devidamente removidas.
Aqui observe a arruela de pressão. Remova-a.
Aqui temos uma comparação da arruela velha (à direita) e a nova. Olhe como a original usada está cansada. Para constar, ela não é (tão) responsável pela pressão do óleo. Ela mantém todas as pecas unidas com certa pressão, para dar a vedação necessária nas peças móveis. Mais abaixo você entenderá.
Esta é a peça que está logo abaixo da arruela (imagem 3).
Observe que a arruela descansa em uma pista apropriada.
Aqui é uma vista da bomba sem aquela “pista da arruela”. Vou nomear os bois, de fora para o centro:
O rotor fica preso ao eixo por uma trava, numa canaleta do eixo. É necessário remover essa trava, acompanhe mais abaixo.
O circulo do rotor pode ser removido. Nesta foto, ele esta com os pinos guia. Eles são móveis - não formam uma peça com o circulo do rotor, mas é de boa prática manter as peças juntar para não perder.
Aqui é o conjunto sem o circulo do rotor.
Sem as palhetas.
Aqui você vê o eixo sem o rotor, cuidado ao remover a trava, ela pode espirrar e fica difícil achar.
Observe que atrás do rotor tem uma chapa base, onde o rotor descansa.
O eixo já pode ser removido. Repare que não foi preciso remover a polia do eixo.
Aqui é uma vista da carcaça no lado da polia, já sem o eixo.
Não remova o retentor!
Só remova se você tiver o novo para substituir!
Para retirar o retentor é fácil. Só colocar uma chave de fenda grande e forçar o retentor que ele sai. Se estiver muito “colado” na carcaça, insira a chave no lado oposto da carcaça, apoie no retentor e bata.
Aqui em Sorocaba consegui encontrar o Kit de reparo na DHL que fica na Rodovia Raposo Tavares. Cobraram-me R$50,00 na época (isso foi em 2010).
Cód. Do conjunto de reparo: 1804304.
No kit vem o retentor, travas e a arruela de pressão.
Imagem 15
Aqui é uma “vista explodida” das peças, da direita para a esquerda:
Caso não tenha encontrado uma dica muito útil: Passe óleo Bardhal prolonga no retentor. Esse óleo é muito grosso igual ou até mais que o mel. Por ser muito viscoso eu uso e recomendo para passar tanto em retentores novos quanto usados.
Por ser recomendado para motores de alta kilometragem ele tem uma resistência e viscosidade altíssima, como no retentor não ocorrem explosões, não aquece tanto quanto dentro do motor e não sofre o atrito que os pistões sofrem, ele dará uma boa vedação e lubrificação ao retentor – não se esqueça de que mesmo sendo grosso como mel ele ainda é um óleo.
Para instalar o retentor.
Apenas coloque-o na base da carcaça e com um pedaço de madeira, prenda a carcaça com o retentor e o pedaço de madeira na morsa, quando o retentor ficar paralelo a carcaça da bomba está pronto!
Montando a bomba.
Finalmente é a vez da tampa, eu usei novamente a prensa para recolocar a tampa, pois, principalmente com a arruela nova, vai ser mais difícil de usar a morsa. Entretanto acredito ser possível de usar a morsa para esse fim.
É aquele mesmo esquema: de pressão na tampa até que ela ceda (quem cede na verdade é a arruela de pressão) até ter espaço para colocar a trava.
Depois é só instalar no motor, ligar as mangueiras e colocar o óleo, lembrando que quando você der à partida, as rodas devem estar no ar, e que deve ficar de olho no reservatório caso o nível baixe muito rapidamente.
Imagem 1 |
Aplique pressão, mas não muito, observe que a carcaça da bomba está apoiada nas bases de ferro e não a polia.
Só com um pouco de pressão e a tampa de traz cederá, daí é só colocar uma chave de fenda fina o suficiente no buraco da carcaça da bomba e bater, a trava que segura à tampa irá sair fácil.
Imagem 2 |
Cuidado na hora de retirar a tampa, pois as peças que estão dentro podem cair!
Imagem 3 |
Imagem 4 |
Imagem 5 |
Observe que a arruela descansa em uma pista apropriada.
Imagem 6 |
- Carcaça;
- Circulo do rotor;
- Pino guia;
- Palheta.
O rotor fica preso ao eixo por uma trava, numa canaleta do eixo. É necessário remover essa trava, acompanhe mais abaixo.
Imagem 7 |
Imagem 8 |
Aqui é o conjunto sem o circulo do rotor.
Imagem 9 |
Imagem 10 |
Observe que atrás do rotor tem uma chapa base, onde o rotor descansa.
Imagem 11 Aqui sem a chapa base. |
Imagem 12 |
O eixo já pode ser removido. Repare que não foi preciso remover a polia do eixo.
Imagem 13 |
Aqui é uma vista da carcaça no lado da polia, já sem o eixo.
Não remova o retentor!
Só remova se você tiver o novo para substituir!
Para retirar o retentor é fácil. Só colocar uma chave de fenda grande e forçar o retentor que ele sai. Se estiver muito “colado” na carcaça, insira a chave no lado oposto da carcaça, apoie no retentor e bata.
Cód. Do Retentor: 28043126
Aqui em Sorocaba consegui encontrar o Kit de reparo na DHL que fica na Rodovia Raposo Tavares. Cobraram-me R$50,00 na época (isso foi em 2010).
Cód. Do conjunto de reparo: 1804304.
No kit vem o retentor, travas e a arruela de pressão.
Imagem 15
Aqui é uma “vista explodida” das peças, da direita para a esquerda:
- Polia com o eixo;
- Carcaça;
- Chapa base do rotor;
- Rotor;
- Palhetas (10);
- Trava do eixo;
- Circulo do rotor;
- Pino guia (2);
- Pista da arruela de pressão;
- Arruela de pressão;
- Trava da tampa;
- Arruela que fica embaixo da tampa;
- Tampa;
- Trava da tampa.
Caso não tenha encontrado uma dica muito útil: Passe óleo Bardhal prolonga no retentor. Esse óleo é muito grosso igual ou até mais que o mel. Por ser muito viscoso eu uso e recomendo para passar tanto em retentores novos quanto usados.
Por ser recomendado para motores de alta kilometragem ele tem uma resistência e viscosidade altíssima, como no retentor não ocorrem explosões, não aquece tanto quanto dentro do motor e não sofre o atrito que os pistões sofrem, ele dará uma boa vedação e lubrificação ao retentor – não se esqueça de que mesmo sendo grosso como mel ele ainda é um óleo.
Para instalar o retentor.
Apenas coloque-o na base da carcaça e com um pedaço de madeira, prenda a carcaça com o retentor e o pedaço de madeira na morsa, quando o retentor ficar paralelo a carcaça da bomba está pronto!
Montando a bomba.
- Coloque a polia com eixo na carcaça;
- Coloque a chapa base do rotor no eixo;
- Coloque o rotor e a trava no eixo;
- Coloque o circulo do rotor e os pinos guias;
- Coloque as palhetas;
- Coloque a pista da arruela de pressão e a arruela;
- Agora é a vez do anel de borracha
Finalmente é a vez da tampa, eu usei novamente a prensa para recolocar a tampa, pois, principalmente com a arruela nova, vai ser mais difícil de usar a morsa. Entretanto acredito ser possível de usar a morsa para esse fim.
É aquele mesmo esquema: de pressão na tampa até que ela ceda (quem cede na verdade é a arruela de pressão) até ter espaço para colocar a trava.
Depois é só instalar no motor, ligar as mangueiras e colocar o óleo, lembrando que quando você der à partida, as rodas devem estar no ar, e que deve ficar de olho no reservatório caso o nível baixe muito rapidamente.
CERTIFIQUE-SE DE QUE AS MANGUEIRAS ESTÃO BEM APERTADAS PARA QUE NÃO OCORRA VAZAMENTO!
A BOMBA É EXTREMAMENTE SENSÍVEL A FALTA DE ÓLEO MESMO QUE SEJA POR POUCOS SEGUNDOS HÁ O RISCO DE FUNDIR ELA SE ÓLEO FALTAR!!
NÃO ME RESPONSABILIDO POR DANOS!
USE ESSE MANUAL POR SUA CONTA E RISCO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário