Opel Astra
O Opel Astra (do Latim Estrelas) é um carro familiar pequeno (do segmento C na Europa) projetado e fabricado pela montadora alemã Opel desde 1991.
Ele é comercializado como Vauxhall Astra no Reino Unido, Buick Excelle XT na China e Chevrolet Astra/Vectra na América Latina. O Holden Astra foi descontinuado na Austrália em 2009, devido às taxas de câmbio, tornando o carro não competitivo, e foi substituído pelo Holden Cruze. Ele voltou para o mercado australiano em 2012, como o Opel Astra.
O Astra é agora construído na Alemanha, no Reino Unido, Rússia e Polônia, assim como é montado em kits CKD (complete knock down) em outros países.
Convenção de nomenclatura
Seu nome origina da Vauxhall que fabricou e comercializou gerações anteriores do Opel Kadett (o Kadett D (1979-1984) e Kadett E (1984-1991)), como Vauxhall Astra. Subsequentemente a GM Europeia fez uma política para padronizar os nomes dos modelos no início de 1990 em que todos os nomes fossem os mesmos em todos os mercados, independentemente se o veículo estivesse sendo vendido como Opel ou Vauxhall.
A partir de 2009, houve quatro gerações do Astra. De uma forma típica para Opel são designados com as letras subsequentes do alfabeto latino. Pela convenção oficial da Opel, o Astra é uma continuação lógica da linhagem Kadett, referindo-se assim para a primeira geração do Opel Astra com o Astra F (o último Opel Kadett foi o Kadett E).
Outra convenção adotada pela GM começa com o Astra A, adotando a noção de que o Astra é um modelo separado. Os modelos vendidos como Vauxhall, Holden e Chevrolet têm designações de gerações diferentes refletindo a história dessas nomenclaturas em seus mercados domésticos e suas convenções de nomenclatura.
Astra F (1991-1998)
O Opel Astra F estreou em outubro de 1991. Como o sucessor do Kadett E, a Opel adotou a identificação “Astra”, que já foi usada pela Vauxhall para o Kadett D e E. Ele foi oferecido como um hatchback de três ou cinco portas, um sedã e uma Station wagon, conhecida como a Caravan e disponível apenas com cinco portas, trazendo o fim para as SWs de três portas da Opel. A cabriolet (conversível) também foi oferecida, projetada e construída por Bertone na Itália. Enquanto o Astra F encerrou sua produção na Alemanha em 1998, “Astras” poloneses construídos, permaneceram em oferta na Europa Central e Oriental, bem como a Turquia, com o nome de “Astra Classic” de 1998 a 2002.
O Opel Astra F consistiu de duas versões principais e foi revisto em 1995, com o lançamento do novo motor Ecotec da Opel. Durante um curto período, houve produção de um submodelo que consistiu de peças de ambas as versões, provavelmente foi o período de transição. O submodelo usava a nova mecânica Ecotec, mas muitas partes da versão anterior foram utilizadas a fim de aproveitar as peças que sobraram. Outras mudanças principais incluíam uma leve alteração no estilo exterior, e da disponibilidade de novos modelos de especificação.
Com exceção da África do Sul que tinha somente o Opel Astra 200t S, o modelo top de linha era o GSi - um quatro cilindros em linha 2.0 de 16 válvulas, com injeção eletrônica a gasolina com 151 cv (110 kW) que era disponibilizado apenas como três portas. Ele também incluía um bodykit esportivo e assentos dianteiro maiores. No entanto, este foi substituído, em 1995, sendo renomeado como SPORT, embora tenha sido produzido apenas um número limitado e o bodykit removido que também era disponibilizado com o motor de menor potência, mas mais moderno: a versão “Ecotec”, o X20XEV (136 hp , 100 kW) paralelo com o C20XE.
Na Europa, a partir de 1994 foram oferecidos todos os modelos Astra com o 2.0 16V ECOTEC X20XEV em paralelo com o motor 2.0 8V (C20NE), mas os modelos de três portas e SWs eram disponibilizados com o motor de 151 hp (110 kW) C20XE. Alguns dos modelos Astra dispunham do motor de 1,6 com 83 CV.
Tal como outros construtores, a Opel começou a incluir nesta época, componentes de segurança nos automóveis mais acessíveis, estes que se encontravam em automóveis considerados de segmentos de luxo. Vinha de série com barras laterais de proteção contra impactos, caixa do habitáculo reforçada, coluna de direção com design de segurança que não esmagava o motorista no caso de impacto frontal e os pré-tensores dos cintos de segurança nos bancos dianteiros, equipamento que não vinha nos seus principais rivais (Golf e Escort). A maior parte dos testes de impacto realizados na época, provavam que o Astra era o automóvel mais seguro do seu segmento.
Mais tarde o Astra F foi substituído pela nova geração Astra G em 1998, o chamado "REDTOP", e o motor C20XE foi retirado de produção.
África do Sul
O modelo também foi lançado na África do Sul em 1991, onde foi produzido sob licença da Delta. No entanto, o nome "Kadett" foi mantido para os Astra hatchback até 1999. Os modelos sedan e station wagon foram oferecidos com o nome Astra. Controversamente, o Kadett e o Astra na África do Sul ganharam o título de 'Carro do Ano' em dois anos consecutivos (1993 e 1994), embora fossem versões de um mesmo carro. A nomenclatura Sul-Africana foi indicada em centilitros, de modo que as versões do Astra e Kadett eram disponibilizados nos modelos 140 (1,4), 160i (1.6), 180i (1.8) e 200i (2.0). O Astra Sul Africano incluía uma versão com um motor turbo 2.0 chamado de Opel Astra 200t S.
O 200t S era um nome específico onde a Delta Motor Corporation queria mostrar a especialidade do tipo, que poderia bater o BMW M3 em um quarto de milha na época. O 200t S significa: 200 para os cavalos-força, t para o turbocompressor e S para a transmissão de seis velocidades - Que era único em sua classe na época. Tanto motor e chassis foram produzidos em número limitado (250 apenas) Em ambos os sedan e hatchback feitos na fábrica húngara da Opel em Szentgotthárd. (observe que alguns dados desse parágrafo carece de fontes)
O motor (C20LET) no Opel Astra 200t S foi obtido a partir do Opel Calibra e Opel Vectra ‘A’ 4x4 2.0 16V turbo, com tração nas quatro rodas encontrados nos mercados europeus, mas os engenheiros locais converteram o 4x4 de seis velocidades (Getrag F28) para tração dianteira apenas e, como tal, era único e exclusivo para a África do Sul.
Outros mercados
O Opel Astra também se tornou disponível na Australásia licenciado como um Holden, primeiro na Nova Zelândia em 1995, e em seguida na Austrália em 1996. Os primeiros modelos foram importados do Reino Unido, mas os modelos posteriores foram importados da Bélgica. O nome Astra Holden já havia sido usado em uma licença nos modelos Nissan Pulsar 1984-1989.
E no Brasil...
A primeira geração do Opel Astra foi importado para o Brasil a partir de dezembro de 1994 como Chevrolet Astra, possivelmente por causa de uma redução das tarifas de importação. A GM do Brasil enviava o motor 2.0 de 115 cv para a Bélgica onde os carros eram terminados e rumavam seu caminho para o Brasil. Em fevereiro de 1996, o governo brasileiro mudou novamente a tarifa de importação de 20 a 70% - fazendo com que o preço do carro ficasse impraticável e levando a seu cancelamento após pouco mais de um ano no mercado. Como alternativa, o Kadett construído localmente foi atualizado. A segunda geração do Astra foi fabricada no Brasil.
Prêmios
1992 – Premio Semperit carro do Ano Irlandês
1993 e 1994 - Carro Sul Africano do Ano
Também chamado
Chevrolet Astra
Holden Astra
Opel Optima
Vauxhall Astra
Produção
1991–1998 (Opel Astra)
1998–2002 (Opel Astra Classic I)
Montagem
Bochum, Alemanha
Antuérpia, Belgica
Zaragoza, Espanha
Port Elizabeth, África do sul.
Zaporójia, Ucrânia
Szentgotthárd, Hungria
Ellesmere Port, Inglaterra.
Sinjhuang City, Taiwan
Gurgaon, Índia
Carroceria
2-portas conversível.
3- portas hatchback
4- portas hatchback
4- portas sedã
5- portas Station Wagon (caravan)
5- portas hatchback
3- portas Station delivery (panel van)
Plataforma T-body platform
Motor
1.4 L I4 8V ou 16V
1.6 L I4 8V ou 16V
1.8 L I4 8V ou 16V
2.0 L I4 8V ou 16V
2.0 L I4 16V Turbo
1.7 L I4 8V Diesel
(O I4 quer dizer Inline 4, ou seja motor 4 cilindros em linha)
Transmissão
5-velocidades, manual
6- velocidades, manual (C20LET apenas)
4- velocidades, automático
Fontes:
Wikipedia
clube astra portugal
O Opel Astra (do Latim Estrelas) é um carro familiar pequeno (do segmento C na Europa) projetado e fabricado pela montadora alemã Opel desde 1991.
Ele é comercializado como Vauxhall Astra no Reino Unido, Buick Excelle XT na China e Chevrolet Astra/Vectra na América Latina. O Holden Astra foi descontinuado na Austrália em 2009, devido às taxas de câmbio, tornando o carro não competitivo, e foi substituído pelo Holden Cruze. Ele voltou para o mercado australiano em 2012, como o Opel Astra.
O Astra é agora construído na Alemanha, no Reino Unido, Rússia e Polônia, assim como é montado em kits CKD (complete knock down) em outros países.
Convenção de nomenclatura
Kadett E |
Kadett D |
A partir de 2009, houve quatro gerações do Astra. De uma forma típica para Opel são designados com as letras subsequentes do alfabeto latino. Pela convenção oficial da Opel, o Astra é uma continuação lógica da linhagem Kadett, referindo-se assim para a primeira geração do Opel Astra com o Astra F (o último Opel Kadett foi o Kadett E).
Outra convenção adotada pela GM começa com o Astra A, adotando a noção de que o Astra é um modelo separado. Os modelos vendidos como Vauxhall, Holden e Chevrolet têm designações de gerações diferentes refletindo a história dessas nomenclaturas em seus mercados domésticos e suas convenções de nomenclatura.
Astra F (1991-1998)
Astra F e suas versões sedã e Station Wagon |
O Opel Astra F estreou em outubro de 1991. Como o sucessor do Kadett E, a Opel adotou a identificação “Astra”, que já foi usada pela Vauxhall para o Kadett D e E. Ele foi oferecido como um hatchback de três ou cinco portas, um sedã e uma Station wagon, conhecida como a Caravan e disponível apenas com cinco portas, trazendo o fim para as SWs de três portas da Opel. A cabriolet (conversível) também foi oferecida, projetada e construída por Bertone na Itália. Enquanto o Astra F encerrou sua produção na Alemanha em 1998, “Astras” poloneses construídos, permaneceram em oferta na Europa Central e Oriental, bem como a Turquia, com o nome de “Astra Classic” de 1998 a 2002.
ECOTEC |
Com exceção da África do Sul que tinha somente o Opel Astra 200t S, o modelo top de linha era o GSi - um quatro cilindros em linha 2.0 de 16 válvulas, com injeção eletrônica a gasolina com 151 cv (110 kW) que era disponibilizado apenas como três portas. Ele também incluía um bodykit esportivo e assentos dianteiro maiores. No entanto, este foi substituído, em 1995, sendo renomeado como SPORT, embora tenha sido produzido apenas um número limitado e o bodykit removido que também era disponibilizado com o motor de menor potência, mas mais moderno: a versão “Ecotec”, o X20XEV (136 hp , 100 kW) paralelo com o C20XE.
Na Europa, a partir de 1994 foram oferecidos todos os modelos Astra com o 2.0 16V ECOTEC X20XEV em paralelo com o motor 2.0 8V (C20NE), mas os modelos de três portas e SWs eram disponibilizados com o motor de 151 hp (110 kW) C20XE. Alguns dos modelos Astra dispunham do motor de 1,6 com 83 CV.
Tal como outros construtores, a Opel começou a incluir nesta época, componentes de segurança nos automóveis mais acessíveis, estes que se encontravam em automóveis considerados de segmentos de luxo. Vinha de série com barras laterais de proteção contra impactos, caixa do habitáculo reforçada, coluna de direção com design de segurança que não esmagava o motorista no caso de impacto frontal e os pré-tensores dos cintos de segurança nos bancos dianteiros, equipamento que não vinha nos seus principais rivais (Golf e Escort). A maior parte dos testes de impacto realizados na época, provavam que o Astra era o automóvel mais seguro do seu segmento.
Mais tarde o Astra F foi substituído pela nova geração Astra G em 1998, o chamado "REDTOP", e o motor C20XE foi retirado de produção.
África do Sul
O modelo também foi lançado na África do Sul em 1991, onde foi produzido sob licença da Delta. No entanto, o nome "Kadett" foi mantido para os Astra hatchback até 1999. Os modelos sedan e station wagon foram oferecidos com o nome Astra. Controversamente, o Kadett e o Astra na África do Sul ganharam o título de 'Carro do Ano' em dois anos consecutivos (1993 e 1994), embora fossem versões de um mesmo carro. A nomenclatura Sul-Africana foi indicada em centilitros, de modo que as versões do Astra e Kadett eram disponibilizados nos modelos 140 (1,4), 160i (1.6), 180i (1.8) e 200i (2.0). O Astra Sul Africano incluía uma versão com um motor turbo 2.0 chamado de Opel Astra 200t S.
Opel Astra 200t S |
O motor (C20LET) no Opel Astra 200t S foi obtido a partir do Opel Calibra e Opel Vectra ‘A’ 4x4 2.0 16V turbo, com tração nas quatro rodas encontrados nos mercados europeus, mas os engenheiros locais converteram o 4x4 de seis velocidades (Getrag F28) para tração dianteira apenas e, como tal, era único e exclusivo para a África do Sul.
Outros mercados
O Opel Astra também se tornou disponível na Australásia licenciado como um Holden, primeiro na Nova Zelândia em 1995, e em seguida na Austrália em 1996. Os primeiros modelos foram importados do Reino Unido, mas os modelos posteriores foram importados da Bélgica. O nome Astra Holden já havia sido usado em uma licença nos modelos Nissan Pulsar 1984-1989.
E no Brasil...
A primeira geração do Opel Astra foi importado para o Brasil a partir de dezembro de 1994 como Chevrolet Astra, possivelmente por causa de uma redução das tarifas de importação. A GM do Brasil enviava o motor 2.0 de 115 cv para a Bélgica onde os carros eram terminados e rumavam seu caminho para o Brasil. Em fevereiro de 1996, o governo brasileiro mudou novamente a tarifa de importação de 20 a 70% - fazendo com que o preço do carro ficasse impraticável e levando a seu cancelamento após pouco mais de um ano no mercado. Como alternativa, o Kadett construído localmente foi atualizado. A segunda geração do Astra foi fabricada no Brasil.
Prêmios
1992 – Premio Semperit carro do Ano Irlandês
1993 e 1994 - Carro Sul Africano do Ano
Também chamado
Chevrolet Astra
Holden Astra
Opel Optima
Vauxhall Astra
Produção
1991–1998 (Opel Astra)
1998–2002 (Opel Astra Classic I)
Montagem
Bochum, Alemanha
Antuérpia, Belgica
Zaragoza, Espanha
Port Elizabeth, África do sul.
Zaporójia, Ucrânia
Szentgotthárd, Hungria
Ellesmere Port, Inglaterra.
Sinjhuang City, Taiwan
Gurgaon, Índia
Carroceria
2-portas conversível.
3- portas hatchback
4- portas hatchback
4- portas sedã
5- portas Station Wagon (caravan)
5- portas hatchback
3- portas Station delivery (panel van)
Plataforma T-body platform
Motor
1.4 L I4 8V ou 16V
1.6 L I4 8V ou 16V
1.8 L I4 8V ou 16V
2.0 L I4 8V ou 16V
2.0 L I4 16V Turbo
1.7 L I4 8V Diesel
(O I4 quer dizer Inline 4, ou seja motor 4 cilindros em linha)
Transmissão
5-velocidades, manual
6- velocidades, manual (C20LET apenas)
4- velocidades, automático
Fontes:
Wikipedia
clube astra portugal
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