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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Troca correia dentada Motores GM 8 válvulas

Motores GM 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 e 2.2 de 8 válvulas


Astra 2.0 8v, Blazer 2.2 8v, Blazer 2.4 8v, Celta 1.0 8v, Corsa 1.4 8v, Corsa 1.4 8v, Corsa 1.6 8v, Ipanema 1.8 8v, Ipanema 2.0 8v, Kadett 1.8 8v, Kadett 2.0 8v, Monza 1.8 8v, Omega 2.0 8v, Omega 2.2 8v, S-10 2.2 8v, S-10 2.4 8v, Suprema 2.0 8v, Suprema 2.2 8v, Vectra 2.0 8v, Vectra 2.2 8v e Zafira 2.0 8v.


Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Os motores GM de 8 válvulas equipam os seguintes veículos: Astra, Blazer, Celta, Corsa, Ipanema, Kadett, Monza, Omega, S-10, Vectra e Zafira. Embora possuam diferenças construtivas, tem os procedimentos de sincronismo de correia dentada muito similares. A seguir, está apresentado um método genérico para esses motores;

01. Retires as correias auxiliares;

02. Retire a polia do virabrequim. Nos motores como o do Corsa, Para soltar o parafuso central da polia, utilize um dos seguintes artifícios (soluções utilizadas, com sucesso, por muitas oficinas);
  • A) Engate a 5ª Marcha e pise no freio;
  • B) Levante o veiculo; retire a tampa interior de proteção do volante do motor; introduza uma chave allen de 12 mm entre a cremalheira e a carcaça da caixa;
03.Retire a capa plástica protetora da correia;

04. Gire manualmente o motor no sentido horário, de modo que a marca existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referencia existentes na carcaça da bomba de óleo (figura 1);

05. Observe se, nessa condição, a marca existente na polia do comando alinha-se com a referencia existente na tampa traseira da correia dentada (figura 2). Se não foram observados os referidos alinhamentos, de mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir;


Procedimento para substituição da correia

01. Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4 e 5), solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 3). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

02. Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo de cuidado para não perder o coreto sincronismo;

03.
Com a chave allen de 6mm tencione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de Fixação (figura 3);



04. Dê dois giros manuais completos no motor;

05. Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referencia para sincronismo. O tensionador de estar na posição correta de trabalho (figura 3). Se for necessário reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo de comando e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências ( conforme descrito anteriormente);

06. Se tudo estive ok, reinstale o que foi retirado.


Observação

Em alguns veículos que utilizam motores GM de 8 válvulas, como Kadett, Monza, Ipanema e Corsa, os ajustes do tensionamento da correia dentada não são efetuados no tensor (esticador), pois o mesmo apresenta posição fixa de trabalho. Nesses casos, se for necessário, a regulagem é feita articulando-se a bomba d’água.

Nos veículos Kadett, Monza e Ipanema o tensionamento da correia deve ser conferido pelo método prático de tensionamento (vide item método prático de tensionamento da correia dentada).

Nos veículos da família Corsa, o tensionador da Correia dentada possui referencias para a analise da sua tensão de trabalho. A correia estará instalada e tensionada corretamente se o ponteiro do suporte do tensionador estiver alinhado com o centro d referencia de sua base (figura abaixo);





3 comentários:

  1. Parabens!nao sei se este blog ainda esta ativo mas me ajudou mto com o esquema eletrico,o unico problema e que nao encontro os modulos de vidro e de trava eletrica,se alguem poder me ajudar ficaria mto grato!obrigado

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  2. excelente esplicacao,tudo muito claro.

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  3. Muito bem explicado vai me ajudar muito , obrigado .

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